lanc_bannerfoto2massa-plastica-lider-1foto3_0
O que é Resinas Poliéster?

As Resinas Poliéster são compostos orgânicos derivados de petróleo que passam do estado líquido para o solido através da polimerização.

As Resinas Poliéster tem peso molecular bastante alto, como indicado pela etimologia das palavras do termo. Poli significa muitos, e Ester é uma reação química obtida da reação de um ácido mais álcool com liberação de uma molécula de água. Poliéster significa, portanto, muitos ésteres.

O termo Poliéster Insaturado indica que qualquer um dos reagentes de sua composição contem insaturação, geralmente essa insaturação vem pelo ácido ou anidrido. Os poliésteres insaturados conferem a capacidade da resina de ser líquida e, após determinado estímulo, sofrer o processo de cura e tornar-se termoestável. A denominação insaturado está relacionada também com a presença das duplas ligações em sua cadeia molecular. Essas duplas ligações, que serão quebradas pela ação de determinado catalisador, como calor, radiação ou peróxido orgânico, irão reagir novamente entre si para originar o polímero termoestável e irreversível, ou seja, a cadeia molecular composta por simples e duplas ligações entre os átomos de carbono resultam em um produto termofixo.

As Resinas Poliéster Insaturadas podem ou não utilizar reforços, como a fibra de vidro, se reforçadas podem funcionar otimamente como plástico de engenharia, com boa resistência mecânica a ponto de substituir aço, ferro e concreto.

As Resinas Poliéster Insaturadas Ortoftálicas possuem em sua composição o ácido ftálico, também conhecido como ácido ortoftálico, ou seu anidrido, que se dissolve em álcool e alguns outros solvente. O ácido ftálico é comumente utilizado para produzir corantes, perfumes, sacarina, ftalatos e muitos outros.

Esse tipo de resina é o mais comum, pois seu uso é generalizado e seu custo menor. Sua composição é feita por um ácido insaturado, um ácido saturado e um biálcool. O anidrido ftálico tende a se regenerar a partir dos meios ésteres. As propriedades mecânicas das resinas poliéster insaturadas ortoftálicas são inferiores as demais.

As aplicações mais freqüentes dessa resina encontram-se nos setores de laminação, telhas, cascos de embarcações, carenagens de automóveis e afins.

Fonte: Poliresinas